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Gerente De Crédito – Sicoob – Rio De Janeiro/rj – Rio De Janeiro

Tempo Integral
      Rio de Janeiro       02/08

Netvagas

Netvagas está com vaga(s) de emprego para Gerente De Crédito – Sicoob – Rio De Janeiro/rj – Rio De Janeiro em Rio de Janeiro / RJ



 

Cargo:

Gerente de crédito – sicoob – rio de janeiro/rj – Rio de Janeiro


Requisitos:

Ensino Superior Completo:

Área: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e outros relacionados

Especialização

Área: Controladoria (para análise de balanços e outros indicadores)

Conhecimentos Técnicos

1. Informática (Pacote Office: Word, Power Point, Excel, Outlook)

 

2. Conhecimento mercado financeiro

 

3. Normas BACEN, CVM ANBIMA

 

4. Análise IR, balanços, balancetes, demonstrações financeiras

 

5. Garantias que compõem o crédito

 

6. Matemática financeira

 

7. Normas/legislação (BACEN, CVM)

 

8. Análise documentos

 

9. Produtos e serviços

 

10. Grafoscopia/Documentoscopia

 

Responsabilidades principais

 

1.     

Garantir que os cadastros estejam atualizados com qualidade, nos prazos definidos e atendendo aos requisitos das políticas da empresa e legislação vigente,

Através da gestão das atividades da equipe de trabalho, envolvendo o recebimento, digitação, consultas diversas para verificação de dados e efetivação dos cadastros, solução e verificação de problemas encontrados e outros relacionados.

 

2.     

Assegurar a manutenção do cadastro dos clientes atualizados.

Através da gestão da inclusão, alteração ou exclusão de dados do sistema, com o objetivo de prover informações corretas as áreas que necessitam de dados como Administrativa, Comercial, Crédito, Jurídico entre outros.

 

3.     

Assegurar a disponibilização de dados para suporte no desenvolvimento dos negócios.

Realizando a gestão do fornecimento de informações para análise de dados de histórico de pagamentos, pedidos, casos especiais, etc., de maneira a garantir que a exposição de crédito da Empresa seja adequada para atingir ao índice de inadimplência determinado.

 

4.     

Garantir a eliminação ou minimização de ocorrências de falhas operacionais e sistêmicas inerentes aos processos de lançamento das informações no sistema, banco de dados, dentre outros.

 

Através da gestão da identificação, tratamento e mitigação dos riscos envolvidos de modo a realizar os ajustes necessários.

5.     

Garantir que os processos estejam corretos, com qualidade e nos prazos estabelecidos.

 

Gerindo os procedimentos realizados pela área, validando as etapas executadas, alinhando a execução dos processos, fornecendo treinamentos e apresentações que mostrem os objetivos, importância, processos, padronizações e outros relacionados, contribuindo na capacitação dos envolvidos tanto internamente como nos clientes.

 

6.     

Garantir que as concessões de crédito ocorram com agilidade, qualidade técnica, dentro dos parâmetros e normas vigentes.

 

 

Por meio da gestão da área de análise de crédito para que as decisões sigam parâmetros técnicos estabelecidos e com confiabilidade, incluindo comitês e avaliação dos pareceres de crédito elaborados na área, visando atender as demandas dos clientes, mitigar riscos, incrementar a carteira de crédito e rentabilizar a instituição.

.

7.     

Assegurar que os processos de concessão de crédito sejam seguidos criteriosamente.

Através da gestão da equipe de crédito atendendo aos requisitos como check list da documentação, análise econômico-financeira, desempenho mercadológico, indicadores econômico-financeiros e histórico das operações comerciais, a fim de minimizar os riscos comerciais e a consequente diminuição de inadimplência da carteira de clientes.

 

8.     

Garantir a adequada concessão de linha de crédito aos clientes.

 

Realizando e ou gerindo visitas de caráter técnico para verificação da real capacidade dos clientes, observando aspectos de organização, administração, instalações, estoques e levantamento de aspectos econômico-financeiro, elaborando posteriormente, relatório da visita e inserindo as informações nos sistemas de análise e avaliação para balizar e documentar o parecer final da viabilidade ou não da concessão do crédito.

 

9.     

Avaliar risco da carteira.

 

 

Através do gerenciamento/monitoramento dos créditos vigentes e da obtenção de informações de mercado que possam contribuir para identificar ameaças e sinais de alerta.

10.  

Garantir a efetivação e encaminhamento da análise de crédito para a Cooperativa com as recomendações para a tomada de decisão do prosseguimento de concessão ou não.

 

Validando as análises, bem como realizando a gestão da emissão do parecer com base na capacidade de pagamento do associado, considerando os critérios de gestão de riscos e políticas vigentes.

 

11.  

Assegurar a devida formalização das garantias das operações de crédito.

 

 

Mediante acompanhamento das rotinas executadas pela equipe desde do início do processo de concessão até a efetiva liberação dos recursos, visando a segurança jurídica da instituição.

 

12.  

Recomendar alterações na precificação sempre que necessário.

 

Através de análises constantes da carteira de crédito dos clientes e resultados, taxas praticadas x risco proposto, histórico da inadimplência, análise de mercado e concorrência.

 

13.  

Contribuir com o desenvolvimento das metodologias de crédito, buscando inovações no mercado e identificação de oportunidades de melhorias nos processos.

 

Realizando a gestão da busca de soluções internas e externas (mercado) que possam resultar em melhoria e eficiência dos processos, agilidade, segurança e rentabilização dos negócios.

 

14.  

Assegurar o suporte aos clientes e à equipe na operacionalização padronizada das atividades relacionas à área.

 

Por meio da normatização das diretrizes e procedimentos, Manuais, Cartas-Circulares e Procedimentos Documentados, relacionados a crédito que são validados / homologados por instâncias superiores, visando dar conforto aos clientes e à equipe na operacionalização das atividades, incluindo o constante acompanhamento junto aos órgãos reguladores, Sicoob, resoluções, portarias medidas provisórias, lançamento de novos produtos que impactam diretamente nos serviços prestados e nos negócios dos clientes.

 

15.  

Contribuir com a melhoria dos resultados e processos.

 

 

Através da análise dos indicadores da carteira de crédito, visando focar quais os índices tiveram melhorias ou piora, identificar os motivos e sugerir um plano de ação para ajustar os processos que criaram riscos, bem como aperfeiçoar aqueles que tiveram bons indicadores.

 

16.  

Assegurar a avaliação, cálculo e recomendação dos valores de Classificação de Riscos e Limites (CRL).

 

Através do acompanhamento dos indicadores da carteira e crédito dos clientes, relatórios disponibilizados pelo Sicoob e sistema analítico.

17.  

Capacitar os colaboradores das agências para a avaliação técnica das operações de crédito, a fim de manter a carteira de crédito dentro dos níveis de risco assumidos pela cooperativa.

 

Através do constante contato, suporte e visitas com seus clientes e dirigentes, acompanhamento de mercado, normativos, manuais, lançamentos de produtos realizados pelo Sicoob ou órgãos reguladores e outros relacionados.

 

18.  

Assessorar a diretoria na tomada de decisão nas questões relativas às políticas, procedimentos e normas de recuperação de crédito e cobrança.

Apoiar a Diretoria e Conselhos, fornecendo informações, definindo táticas e implementando controles que permitam a realização dos objetivos estratégicos associados à recuperação de crédito e cobrança.

 

19.  

Assegurar o atendimento das políticas, procedimentos e processos de cobrança e recuperação de crédito.

Realizando a gestão e acompanhando dos casos com sua equipe designada, interagindo com as áreas Comerciais, bem como junto as assessorias jurídicas prestadoras de serviços, promovendo renegociações e acordos para solução das pendências existentes ou, se necessário, garantindo o desenvolvimento dos processos de cobrança, possibilitando o recebimento dos valores e a recuperação do crédito concedido e, ao associado, restabelecer seu crédito seja na cooperativa, seja no mercado financeiro.

 

20.  

Definir e implementar normas, procedimentos e padrões internos na gestão da carteira de inadimplência.

Desenvolvimento e atualizando a política de recuperação de crédito.

21.  

Contribuir com o processo de seleção de assessorias de cobrança e recuperação de crédito.

Através da avaliação das empresas selecionadas com base em históricos de mercado além de comparativo de custo.

 

22.  

Realizar a gestão dos processos de crédito.

Por meio do acompanhamento das atividades de triagem, liberação e formalização do crédito.

23.  

Manter alinhamento com os gestores das áreas comerciais em relação às questões comuns entre cadastro, crédito e comercial para maior agilidade e melhor fluxo operacional dos processos que envolvem a análise.

 

Por meio de reuniões periódicas, atendimento às demandas e suporte nas dúvidas relativas ao processo de crédito.

24.  

Manter a equipe atualizada sobre normas, políticas e legislações vigentes envolvendo a área.

 

Por meio de reuniões e alinhamento dos procedimentos.

25.  

Garantir a manutenção das políticas, normas e procedimentos de cadastro.

 

Avaliando ajustes, atualizando a redação para regularização e instrução, divulgando alterações e adequações, buscando melhoria e conformidade.

 


Salário:

A combinar


Benefícios:

Não foi informado


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