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Netvagas está com vaga(s) de emprego para Gerente De Crédito – Sicoob – Rio De Janeiro/rj – Rio De Janeiro em Rio de Janeiro / RJ
Cargo:
Gerente de crédito – sicoob – rio de janeiro/rj – Rio de Janeiro
Requisitos:
Ensino Superior Completo:
Área: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis e outros relacionados
Especialização
Área: Controladoria (para análise de balanços e outros indicadores)
Conhecimentos Técnicos
1. Informática (Pacote Office: Word, Power Point, Excel, Outlook)
2. Conhecimento mercado financeiro
3. Normas BACEN, CVM ANBIMA
4. Análise IR, balanços, balancetes, demonstrações financeiras
5. Garantias que compõem o crédito
6. Matemática financeira
7. Normas/legislação (BACEN, CVM)
8. Análise documentos
9. Produtos e serviços
10. Grafoscopia/Documentoscopia
Responsabilidades principais
1.
Garantir que os cadastros estejam atualizados com qualidade, nos prazos definidos e atendendo aos requisitos das políticas da empresa e legislação vigente,
Através da gestão das atividades da equipe de trabalho, envolvendo o recebimento, digitação, consultas diversas para verificação de dados e efetivação dos cadastros, solução e verificação de problemas encontrados e outros relacionados.
2.
Assegurar a manutenção do cadastro dos clientes atualizados.
Através da gestão da inclusão, alteração ou exclusão de dados do sistema, com o objetivo de prover informações corretas as áreas que necessitam de dados como Administrativa, Comercial, Crédito, Jurídico entre outros.
3.
Assegurar a disponibilização de dados para suporte no desenvolvimento dos negócios.
Realizando a gestão do fornecimento de informações para análise de dados de histórico de pagamentos, pedidos, casos especiais, etc., de maneira a garantir que a exposição de crédito da Empresa seja adequada para atingir ao índice de inadimplência determinado.
4.
Garantir a eliminação ou minimização de ocorrências de falhas operacionais e sistêmicas inerentes aos processos de lançamento das informações no sistema, banco de dados, dentre outros.
Através da gestão da identificação, tratamento e mitigação dos riscos envolvidos de modo a realizar os ajustes necessários.
5.
Garantir que os processos estejam corretos, com qualidade e nos prazos estabelecidos.
Gerindo os procedimentos realizados pela área, validando as etapas executadas, alinhando a execução dos processos, fornecendo treinamentos e apresentações que mostrem os objetivos, importância, processos, padronizações e outros relacionados, contribuindo na capacitação dos envolvidos tanto internamente como nos clientes.
6.
Garantir que as concessões de crédito ocorram com agilidade, qualidade técnica, dentro dos parâmetros e normas vigentes.
Por meio da gestão da área de análise de crédito para que as decisões sigam parâmetros técnicos estabelecidos e com confiabilidade, incluindo comitês e avaliação dos pareceres de crédito elaborados na área, visando atender as demandas dos clientes, mitigar riscos, incrementar a carteira de crédito e rentabilizar a instituição.
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7.
Assegurar que os processos de concessão de crédito sejam seguidos criteriosamente.
Através da gestão da equipe de crédito atendendo aos requisitos como check list da documentação, análise econômico-financeira, desempenho mercadológico, indicadores econômico-financeiros e histórico das operações comerciais, a fim de minimizar os riscos comerciais e a consequente diminuição de inadimplência da carteira de clientes.
8.
Garantir a adequada concessão de linha de crédito aos clientes.
Realizando e ou gerindo visitas de caráter técnico para verificação da real capacidade dos clientes, observando aspectos de organização, administração, instalações, estoques e levantamento de aspectos econômico-financeiro, elaborando posteriormente, relatório da visita e inserindo as informações nos sistemas de análise e avaliação para balizar e documentar o parecer final da viabilidade ou não da concessão do crédito.
9.
Avaliar risco da carteira.
Através do gerenciamento/monitoramento dos créditos vigentes e da obtenção de informações de mercado que possam contribuir para identificar ameaças e sinais de alerta.
10.
Garantir a efetivação e encaminhamento da análise de crédito para a Cooperativa com as recomendações para a tomada de decisão do prosseguimento de concessão ou não.
Validando as análises, bem como realizando a gestão da emissão do parecer com base na capacidade de pagamento do associado, considerando os critérios de gestão de riscos e políticas vigentes.
11.
Assegurar a devida formalização das garantias das operações de crédito.
Mediante acompanhamento das rotinas executadas pela equipe desde do início do processo de concessão até a efetiva liberação dos recursos, visando a segurança jurídica da instituição.
12.
Recomendar alterações na precificação sempre que necessário.
Através de análises constantes da carteira de crédito dos clientes e resultados, taxas praticadas x risco proposto, histórico da inadimplência, análise de mercado e concorrência.
13.
Contribuir com o desenvolvimento das metodologias de crédito, buscando inovações no mercado e identificação de oportunidades de melhorias nos processos.
Realizando a gestão da busca de soluções internas e externas (mercado) que possam resultar em melhoria e eficiência dos processos, agilidade, segurança e rentabilização dos negócios.
14.
Assegurar o suporte aos clientes e à equipe na operacionalização padronizada das atividades relacionas à área.
Por meio da normatização das diretrizes e procedimentos, Manuais, Cartas-Circulares e Procedimentos Documentados, relacionados a crédito que são validados / homologados por instâncias superiores, visando dar conforto aos clientes e à equipe na operacionalização das atividades, incluindo o constante acompanhamento junto aos órgãos reguladores, Sicoob, resoluções, portarias medidas provisórias, lançamento de novos produtos que impactam diretamente nos serviços prestados e nos negócios dos clientes.
15.
Contribuir com a melhoria dos resultados e processos.
Através da análise dos indicadores da carteira de crédito, visando focar quais os índices tiveram melhorias ou piora, identificar os motivos e sugerir um plano de ação para ajustar os processos que criaram riscos, bem como aperfeiçoar aqueles que tiveram bons indicadores.
16.
Assegurar a avaliação, cálculo e recomendação dos valores de Classificação de Riscos e Limites (CRL).
Através do acompanhamento dos indicadores da carteira e crédito dos clientes, relatórios disponibilizados pelo Sicoob e sistema analítico.
17.
Capacitar os colaboradores das agências para a avaliação técnica das operações de crédito, a fim de manter a carteira de crédito dentro dos níveis de risco assumidos pela cooperativa.
Através do constante contato, suporte e visitas com seus clientes e dirigentes, acompanhamento de mercado, normativos, manuais, lançamentos de produtos realizados pelo Sicoob ou órgãos reguladores e outros relacionados.
18.
Assessorar a diretoria na tomada de decisão nas questões relativas às políticas, procedimentos e normas de recuperação de crédito e cobrança.
Apoiar a Diretoria e Conselhos, fornecendo informações, definindo táticas e implementando controles que permitam a realização dos objetivos estratégicos associados à recuperação de crédito e cobrança.
19.
Assegurar o atendimento das políticas, procedimentos e processos de cobrança e recuperação de crédito.
Realizando a gestão e acompanhando dos casos com sua equipe designada, interagindo com as áreas Comerciais, bem como junto as assessorias jurídicas prestadoras de serviços, promovendo renegociações e acordos para solução das pendências existentes ou, se necessário, garantindo o desenvolvimento dos processos de cobrança, possibilitando o recebimento dos valores e a recuperação do crédito concedido e, ao associado, restabelecer seu crédito seja na cooperativa, seja no mercado financeiro.
20.
Definir e implementar normas, procedimentos e padrões internos na gestão da carteira de inadimplência.
Desenvolvimento e atualizando a política de recuperação de crédito.
21.
Contribuir com o processo de seleção de assessorias de cobrança e recuperação de crédito.
Através da avaliação das empresas selecionadas com base em históricos de mercado além de comparativo de custo.
22.
Realizar a gestão dos processos de crédito.
Por meio do acompanhamento das atividades de triagem, liberação e formalização do crédito.
23.
Manter alinhamento com os gestores das áreas comerciais em relação às questões comuns entre cadastro, crédito e comercial para maior agilidade e melhor fluxo operacional dos processos que envolvem a análise.
Por meio de reuniões periódicas, atendimento às demandas e suporte nas dúvidas relativas ao processo de crédito.
24.
Manter a equipe atualizada sobre normas, políticas e legislações vigentes envolvendo a área.
Por meio de reuniões e alinhamento dos procedimentos.
25.
Garantir a manutenção das políticas, normas e procedimentos de cadastro.
Avaliando ajustes, atualizando a redação para regularização e instrução, divulgando alterações e adequações, buscando melhoria e conformidade.
Salário:
A combinar
Benefícios:
Não foi informado